Projetos

Escola Municipal de Ensino Fundamental Jarbas G. Passarinho
Diretora: Telma
Coordenadora: Sheila









PLANO DE AÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
AUTORIA: LIA DA SILVA MENDES









Marabá/PA
2011






Apresentação:

No presente plano de ação, pretendemos trabalhar o ensino de informática como instrumento de apoio a formação dos discentes de nossa Escola neste ano letivo de 2011.
Localizada em uma comunidade carente, no caso, o Bairro São Félix Pioneiro, a EMEF. Jarbas Gonçalves Passarinho trabalha com crianças e adolescentes que precisam de apoio de todos os setores da sociedade, em especial o poder público.
Em uma proposta educacional direcionada para a formação de cidadãos, com ênfase ao competitivo mercado de trabalho, temos uma missão fundamental neste processo de construção da cidadania, na comunidade escolar e em nosso bairro, uma vez que o trabalho da escola reflete tanto no ambiente escolar, quanto na comunidade onde está inserida.
Atualmente trabalhamos com uma clientela de aproximadamente 425 educandos, divididos em 14 turmas, no primeiro segmento do ensino fundamental, em dois turnos: manhã e tarde. O quadro de funcionários é formado de 35 profissionais, entre pessoal de apoio e docentes. Trabalhar a informática básica representa um desafio, na medida em que a maioria das crianças não tem acesso a um microcomputador em suas casas e ao mesmo tempo sabemos da importância deste aprendizado, não só para o mercado de trabalho, mas para a vida cotidiana de todos.
Justificativa:

 A educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitiva frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias. Faz – se, necessario portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos e assim possamos efetiva – los,  em proveito de uma educação de qualidade e para a cidadania.
O laboratório de informática torna – se neste processo, um recurso imprescindível e de inquestionável importância, tornando - se um aliado nesta busca de informação que servirão de suporte na construção do conhecimento.
Objetivos:

Objetivo Geral:

Apresentar a tecnologia da informática como instrumento de apoio ao processo educacional e de formação, principalmente para o competitivo mercado de trabalho, cada vez mais informatizado e exigente, excluindo os que não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos.

Objetivo Específico:

·         Motivar nos educandos o interesse pela pesquisa, em especial pela descoberta dos recursos e benefícios da informática para o homem e para a sociedade.
·         Desenvolver no educando a capacidade de aprendizagem cooperativa, através da troca de informações e conhecendo os recursos educacionais disponíveis no espaço escolar como um todo.
·         Promover a interação dentro da comunidade escolar, trabalhando para a formação de cidadãos conscientes.

Metas:

Trabalhar nos 02 semestres letivos com os 425 alunos objetivando:

1.    Apresentar o material de informática para os educandos, bem como sua importância na vida pratica.
2.    Elaborar projetos de trabalho com base no uso dos recursos da computação.
Metodologia:

As aulas serão planejadas juntamente com a coordenação e professores, de acordo com os projetos que elaborados para cada série, interdisciplinando os conteúdos, introduzindo os elementos da informática, bem como sua importância nos projetos.

Acões:

As ações do projeto seguirão o planejamento pedagógico direcionado as turmas em seus respectivos turnos, acompanhando a evolução do aprendizado e elaborando técnicas que facilitem a ação pedagógica, de modo a alcançar o maior numero possível de educandos, sem no entanto deixar de lado, a qualidade do ensino proposto.

Atendimento a Alunos:

Serão atendidos 400 educandos do primeiro segmento do ensino fundamental, dividos em turnos e horários diferentes, de acordo com o horário destinados as demais disciplinas do currículo escolar, interagindo sempre os demais professores, de acordo com o quadro abaixo:

Cronograma:

MANHÃ:


horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta 
Sexta
8: 00h as 9: 00h
1º ANO – A
2º ANO – A
FORMAÇÃO
CONTINUADA
3º ANO – A
5º ANO – A
10: 30h as 11: 30h
1º ANO – B
2º ANO – B
4º ANO – A
REFORÇO


TARDE:


horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta 
Sexta
14: 00h as 15: 00h
1º ANO – C
2º ANO – C
FORMAÇÃO
CONTINUADA
3º ANO – C
5º ANO – B
16: 30h as 17: 30h
1º ANO – D
2º ANO – B
4º ANO – B
REFORÇO



Avaliação:

Será feita continuamente, para cada atividade realizada, constará registro em diário com espaço para possíveis observações sobre as principais dificuldades e avanços possiveis no processo de aprendizagem.